quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conceitos: Estatística

Censo: É um estudo de todos os elementos de uma população (com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo).
Sondagem: É um estudo da população com o objetivo de melhor conhecer atitudes, hábitos e preferências, relativamente a acontecimentos, circunstâncias e assuntos de interesse comum.   
População: Conjunto de elementos com uma característica comum sobre a qual incide o estudo.
Amostra: É uma parte da população; os elementos que a compõem devem ser escolhidos de modo que a amostra represente o mais fielmente possível a população em estudo.
Frequência Absoluta de um dado ou acontecimento é o número de vezes que esse acontecimento ou dado se repete.  
Frequência Relativa: Obtém – se dividindo a frequência absoluta desse dado pelo número total de dados.
Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, ...
Média de um conjunto de dados numéricos obtém-se somando os valores de todos os dados e dividindo a soma pelo número de dados
Moda é o valor mais frequente de um conjunto de dados. 
Amplitude - Diferença entre o valor máximo e  mínimo das variáveis estatísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário